sábado, dezembro 03, 2005

Assimetrias

Toda a minha vida ouvi dizer que Portugal tinha assimetria litoral / interior, mas quando abri o jornal na terça-feira e vi este mapa:



Mapa cruzado da competitividade e da coesão, Jornal Público, 29/11/05



Pus-me a ler o artigo. Era sobre um estudo do economista Augusto Mateus acerca dos resultados, ao nível da coesão e competitividade, da aplicação dos fundos estruturais em Portugal, nas duas últimas décadas. Bla bla bla, que não vos interessa…

Queria só deixar-vos algumas ideias do estudo, que acho que são importantes para nós, Portuenses, Nortenhos. Quem estiver interessado, poderá perguntar:

O que é que o estudo diz?

«O Índice Sintético de Competitividade e Coesão Territorial mostra que o país está mais coeso do que no início da década de 90, mas com mais assimetrias competitivas, o que o tornou, nesse balanço cruzado, mais desigual»

«Índice [cruzado da competitividade e da coesão] oscila entre mínimo de 45,6 e máximo de 155,7 % da média nacional»

Qual é o principal prejudicado?

«Em divergência com a própria rota geral de ganhos de coesão, a região Norte atravessa uma crise»

O Norte está a perder. E o Grande Porto?

«Regiões perdedoras na coesão e competitividade territorial: Grande Porto (a perder avanço)»

«Os dois principais pólos de desenvolvimento económico e social do país, a Grande Lisboa e o Grande Porto, estão a afastar-se, com prejuízo para o segundo»

Qual é o principal beneficiado?

«Na competitividade a única ganhadora é Lisboa e Vale do Tejo, que também ganha na coesão»

«O espaço de concentração dos melhores níveis de coesão tem por base o Tejo»

Qual é a conclusão?

«O modelo de desenvolvimento económico e social originou um processo de divergência global, onde a região mais desenvolvida se tornou ainda mais desenvolvida e as regiões menos desenvolvidas ficaram um pouco mais para trás»

Este fenómeno só é mau para as regiões menos desenvolvidas?

«Este apontado desequilíbrio conduziu à estagnação do crescimento económico [do país] e à travagem da convergência no espaço europeu»

O que é que o estudo recomenda?

«Reforço significativo dos recursos em regiões como a zona envolvente do Grande Porto»


O comentário ao estudo, do jornalista Manuel Carvalho com o título sugestivo «O país unipolar», remata: «Seria bom que o governo lesse com atenção as propostas do estudo e lançasse finalmente as bases para o desenvolvimento multipolar do país».

Pelos vistos, a assimetria é outra: Lisboa e os seus vizinhos do Tejo / resto do país. Para suavizar o choque de ver este novo mapa, basta ligar a televisão e assistir como se discute afincadamente a construção de mais um aeroporto de Lisboa e a rede de alta velocidade…

Resta-nos esperar que a Leopoldina nos traga um milagre este Natal.

1 comentário:

nInja TOtaL disse...

Estamos a contruir um novo aeroporto em vez de construir mais uns quilometros de pista num aeroporto já existente! Ridiculo! Espero que seja este Natal que nos vais deixar o famoso post da Leopoldina! :)