sexta-feira, janeiro 27, 2006

Notas

Nunca tiveram a sensação que existem professores que confundem notas académicas com notas de euros, mais ou menos na relação 20 valores / 20 euros?

O fenómeno é bastante perceptível quando se vai a uma revisão de prova, porque nos faltam umas décimas… Um sujeito chega lá, naquela atitude de “como eu já sei que este gajo está à espera que eu venha aqui mendigar as décimas que me faltam, com todo o charme, entusiasmo e boa disposição que não provei ter durante as aulas, vou fazer um esforço por argumentar e ser convincente”, e começa a indagar o professor sobre os seus critérios. Terão sido ou não um pouco severos de mais nesta ou naquela questão. O professor entra na discussão, sorri e gesticula como se de uma conversa de café se tratasse. É nessa altura, que o sujeito percebe que a sua subtileza está a ser de tal maneira eficaz, que o professor não está a captar a mensagem subliminar. O sujeito avança para o plano B, que é exactamente o de mendigar as décimas que faltam: «Mas, Senhor Professor, repare: se me desse uma décima nesta alínea e outra décima naquele exercício em que eu até pus a fórmula e tudo, já dava para eu passar.»

(É agora que entra a teoria do dinheiro.) Acontece a reviravolta! A conversa, que estava a ser amena e cordial, acende (conversa acesa) com o professor a lançar o olhar bélico de “este puto vem para território inimigo tentar-me gamar 20 cêntimos à cara podre, aqui à frente de toda a gente”, e vocifera: «Com 20 cêntimos, meu menino, comprava eu quatro chiclets

2 comentários:

nInja TOtaL disse...

Acho bem que vás escrevendo estas tuas teorias inventadas no cotidiano! Esta por exemplo merecia ser espalhada! :)

You da Man!

Anónimo disse...

Espetacular,fartei-me de rir.Está uma comparação interessante sim sr.Cumprimentos(tractor)