segunda-feira, novembro 30, 2009

Sou um Buccaneer

Ouço bastantes vezes de colegas de trabalho a amigos dizerem que vão voltar aos estudos para tirar um mestrado ou um MBA, etc. Esses meus colegas e amigos, tal como eu, às vezes nem sabem bem o que se aprende num MBA ou em alguns mestrados que tencionam frequentar, mas acreditam piamente que essa "educação", rotulada com um certificado de alguma instituição credênciada, lhes abrirá portas mais portas para futuros empregos e isso lhes fará ganhar mais dinheiro e ter mais sucesso. Trata-se no fim de tudo um certo status que as pessoas querem atingir. Claro que também quero chegar a esse status, mas quero merecê-lo através da qualidade e empenho do meu trabalho e não porque acumulei uns papeis na minha parede. Fico surpreendido com a vontade de voltar a estudar que essas pessoas demonstram. Pessoalmente quando penso no tempo em que tive de estudar para acabar o curso passa-me logo a vontade de tirar qualquer diploma que me faça estudar para exames "standarizados" que no final não vão fazer de mim um melhor profissional. Duvido um bocado que mais um diploma ou um certificado vá fazer assim tanta diferença. Acredito por outro lado na vontade que tenho de aprender coisas novas, de enfrentar desafios, de crescer profissionalmente, mas quero ser eu a seleccionar o que quero aprender. Recuso aceitar que alguém escolha isso por mim. Já tive de passar por isso durante a licenciatura na FEUP. Por quantas disciplinas não tive passar em que me esforcei por ter algum interesse para conseguir ter força e motivação para estudar para o exame final? Exame final cujo método de estudo basicamente se resumia a ver exames finais dos anos anteriores e descodificar o método de avaliação. A partir do momento em que se captava que tipo de coisas saíam no exame a maioria dos meus colegas e eu só estudavamos esse tipo de exercícios para ter a certeza que seriamos aprovados. Em vez de aprender algo que nos interessasse tinhamos de aprender o que o professor achava importante saber.

Há pouco tempo li um parte de um livro (Secrets of a Buccaneer-Scholar: How Self-Education and the Pursuit of Passion Can Lead to a Lifetime of Success) que expunha algo que eu penso também. "...I talked to coworkers who wanted to further their education, but they typically spoke in terms of getting a new piece of paper, such as a bachelor's degree, a masters, or a PhD. For them, education was about the doors they believed would open because of how they were labeled by institutions, not about making themselves truly better as thinkers. Buccaneers, on the other hand, don't take labels too seriously. A buccaneer studies in the hope of unlocking Great Secrets! Wonder! Mastery! A buccaneer lives for the excitement of deciphering the mysteries of human experience..."

Sem comentários: